quinta-feira, setembro 22

Luto Académico

Fez-se hoje luto académico na minha faculdade, o primeiro desde da fusão dos pólos para fazer uma escola única. Com as actividades de praxe suspensas, lá andamos sem uma ponta de branco à mostra a manhã e a tarde toda: os autênticos Morcegos. Uma professora faleceu, reformou-se antes do primeiro ano da nova escola e teve um enorme contributo para que a fusão se sucedesse com êxito, garantindo-nos a nós, futuros alunos, melhores condições e ambiente de aprendizagem.

Nunca cheguei a conhecer ou a ver esta professora, nem sabia da sua existência, tal como a maioria dos alunos, mas um ligeiro ambiente pesado fazia-se sentir. O Conselho de Praxe combinou com os trajados um minuto de silêncio de frente para a entrada, o discurso que deram antes desta homenagem arrepiou-me.

"Somos uma família. Passamos mais tempo com os nossos irmãos daqui, desta escola, do que com os irmãos que temos em casa. E como a grande família que somos prestamos esta homenagem. Estamos aqui não apenas para os momentos bons, mas também os maus. Também percebem que o traje não serve apenas para praxar, não é essa a sua simbologia (...)"

Após o minuto, o Conselho juntou-se a nós e batemos palmas juntamente com os professores que nos observavam do interior da escola. Não tenho palavras para descrever a beleza do gesto e da união nem a sensação de fazer parte dum momento tão simbólico.

1 comentário:

  1. É realmente emocionante quando o verdadeiro sentido académico é posto à prova e toda essa família se reúne.
    Continuação de bom espírito académico! Diverte-te*

    ResponderEliminar